Quais os princípios do marketing

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Quais os princípios do marketing

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Publicado por guiadeinvestimento.com.br em MARKETING DIGITAL · Terça 16 Fev 2021
Quais os princípios do marketing
Muitas pessoas ainda se assustam com a palavra marketing, afinal, essa expressão está ligada aos conceitos de propaganda, principalmente porque muitas das empresas que a utilizam estão constantemente divulgando produtos e serviços em diversas mídias.

Entretanto, o marketing é muito mais amplo que o conceito de propaganda. Ele trata do estudo e criação de produtos, como localizá-los e distribuí-los, de que maneira treinar sua equipe para obter um alto grau de satisfação no atendimento, entre muitos outros fatores.

É necessário lembrar também que qualquer empresa, como uma produtora de adesivos para empresas, precisa de estratégias de marketing para conseguir levar seus produtos para novos públicos, sabendo onde encontrar pessoas interessadas nesse tipo de item.

O marketing é, então, um conceito que engloba todas as atividades da empresa, sendo que o principal foco está ligado à satisfação do cliente.

Aqui, não se trata de adular o cliente e forçar um sorriso em seu rosto, mas sim ordenar toda a estrutura da empresa para compreender e criar soluções para as necessidades que um consumidor apresenta.

Quais as funções do Marketing?
Dentre as diversas ações que envolvem o marketing, algumas podem ser destacadas como principais características da ferramenta, que devem ser levadas em conta na hora de estruturar suas estratégias.

Inclusive, muitas vezes, é necessário identificar necessidades da empresa, como terceirizar impressão de material publicitário. Então, o marketing compreende todas as necessidades da empresa no que tange a área de negociação.

Para ficar mais claro, confira as principais funções da estratégia:

Gerir produtos
O marketing deve acompanhar um produto desde o momento de sua concepção até o lançamento do mercado, passando por:

  • Pesquisa;
  • Design;
  • Desenvolvimento;
  • Fabricação.

Assim, você terá um conhecimento muito maior sobre o produto e conseguirá compreender seus pontos fortes e elementos de melhoria, principalmente para trabalhar nas ações de marketing.

Precificação
Através de uma série de relatórios e análises, sua equipe de marketing poderá definir o preço de um determinado produto, para garantir que haverá lucro e o item em questão alcançará seu público-alvo, sem preocupações de estar muito acima ou abaixo do valor de mercado.

Se você vende etiqueta lacre de segurança, por exemplo, precisa compreender os elementos fundamentais para conseguir precificar o produto, desde os custos de produção até o lucro que pretende alcançar com ele.

Distribuição
Em um mercado que se modifica mais e mais a cada dia, principalmente com o advento da internet e os avanços tecnológicos, é importante pensar em soluções na questão de distribuição.

Isso vai muito além de como levar o produto até seus clientes, mas sim identificar em quais mercados o item conseguirá ser trabalhado, alcançando resultados positivos de vendas. A distribuição é um elemento fundamental para conseguir a conversão de clientes.

Por exemplo, uma empresa de brindes personalizados precisa ter em seu planejamento o transporte dos produtos depois de produzidos, para que sejam distribuídos corretamente e no prazo estipulado na contratação.

Vale lembrar que nenhum produto precisa ficar restrito a um único formato de distribuição. Entretanto, para cada opção que você escolher, deverá criar todo um planejamento em ações que possibilitem um maior acesso ao produto em questão.

Publicidade
Embora muitas pessoas pensem que publicidade e marketing são sinônimos, a primeira é apenas uma parte do conceito geral que engloba todas as estratégias da segunda. A publicidade identifica todas as qualidades de um produto específico para divulgá-lo.

Isso significa encontrar as vantagens competitivas de um produto, em quais pontos ele se destaca dos concorrentes, como alcançar os consumidores e que vantagens seu produto oferece.

Uma empresa de terceirização de mão de obra, por exemplo, precisa compreender de que forma se apresentar como solução para pessoas que precisam deste serviço.

Assim, você logo conseguirá atingir um público muito maior para suas ações publicitárias, encontrando espaço para anunciar seu produto e conquistar melhores resultados.

Vendas
A etapa final de qualquer negociação, ou seja, o foco de qualquer estratégia de marketing, é chegar a este ponto. Aqui, ocorre de fato a negociação entre o consumidor e a marca, identificando o resultado das negociações.

Mesmo empresas que não lidam diretamente com os clientes finais precisam ter equipes de venda prontas para lidar com qualquer intermediário, seja no atacado ou varejo. Por isso, a capacitação e treinamento de uma boa equipe de vendas é fundamental.

Entenda o que são os 4Ps do marketing
Para definir qualquer campanha de marketing, foi criada uma estrutura conhecida como quatro Ps, representando respectivamente:

  • Produto;
  • Preço;
  • Ponto de Venda;
  • Promoção.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada um destes pilares do marketing.

Produto
Essa é base de qualquer empresa, o produto é o item que será oferecido no mercado para seus clientes. Ele pode ser um objeto de fato, mas também um serviço, um lugar ou qualquer outro elemento que servirá como foco do que sua empresa oferece.

Até mesmo o encerramento de empresa pode ser considerado um produto, por exemplo, para uma consultoria que ajude a facilitar este processo.

O objetivo de um produto é sempre satisfazer uma necessidade ou eliminar uma dificuldade de um cliente, por isso ele deve ser planejado com muito cuidado para ter um valor competitivo no mercado.

Preço
O preço é o valor monetário que seu produto recebe. Ele deve ser calculado pensando em todos os custos de produção e uma margem de lucro para a empresa, mas deve ser competitivo no mercado.

A precificação deve identificar as necessidades da empresa e do cliente, principalmente para encontrar um ponto comum, que possa ser explorado sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas na negociação.

Ponto de Venda
O ponto de venda é o espaço que será utilizado para comercializar o produto. Hoje em dia, o conceito de ponto de venda é muito mais expansivo do que se imagina. Isso porque a internet é parte importante de qualquer negociação nos dias de hoje.

Por exemplo, uma empresa de agenciamento de cargas não precisa de um ponto de venda físico, como uma loja, mas precisa estar disponível para que seus clientes consigam encontrá-lo.

Todos os locais que disponibilizam seu produto são pontos de venda, e suas estratégias devem identificar como eles alcançarão seus clientes e converterão em mais vendas, identificando os produtos com maior saída e as vantagens de estar em um ponto particular de venda.

Promoção
A comunicação utilizada com o objetivo de divulgar e vender seu produto se encaixa nesta categoria. Todas as formas de propaganda e divulgação, sejam elas diretas ou indiretas, fazem parte da promoção.

Conheça as Leis do marketing
Embora esse termo tenha se popularizado, não se trata de uma legislação específica, e sim uma série de regras que devem ser levadas em conta em qualquer ação de marketing, independentemente da área ou setor em que você trabalhe.

A primeira regra é que, não importa o quanto você pesquise, você nunca vai conseguir ter dados perfeitos do seu público consumidor. Por isso, mantenha suas expectativas sempre mais baixas quando fizer análises.

Além disso, nem todos os consumidores estão dispostos a dar todos os dados que você precisa para sua análise. Priorize aqueles pontos mais importantes de sua pesquisa para conseguir identificar com mais clareza quais serão os próximos passos a seguir.

Outra importante regra é a de que você nunca irá controlar as interações com o consumidor. Não existem regras universais que envolvam estratégias de marketing.

A cada momento, novas experiências e mudanças podem alterar completamente a forma de fazer as coisas. Por isso, procure focar em criar programas de incentivo para sua equipe se aprimorar em práticas de marketing.

Por exemplo, uma empresa de trabalho temporário tem uma grande rotatividade de equipe, mas o grupo de marketing permanece responsável por identificar momentos de expandir ou de se apresentar ao público para um melhor engajamento.

Lembre-se, o marketing é extremamente mutável, e seus profissionais têm que estar em constante absorção de conhecimento. Por isso, é importante investir nos profissionais que estão em sua empresa para garantir bons resultados.

Uma regra importante é a que dita que você nunca ficará satisfeito com sua pesquisa de informações. Isso porque mesmo que as empresas utilizem fornecedores externos, as informações coletadas por pesquisas tendem a não ser completamente assertivas.

Você deve usá-las para pautar todos seus objetivos e seguir ideias e planos, mas não adianta levar os dados coletados como verdade absoluta.

Apenas a prática será capaz de identificar pontos importantes na construção de uma campanha completa de marketing.

Considerações finais
O marketing exige uma visão focada no mercado, aproximando-se do momento em que a campanha está sendo realizada, enquanto utiliza ferramentas para criar novas estratégias, e a criatividade e bom senso de sua equipe para criar as ações desejadas.

Por isso, o marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja atuar no mercado. Entretanto, ele não é uma solução milagrosa.

Trata-se de um trabalho sério e pautado na realidade, buscando uma maior identificação com o público-alvo de sua empresa, principalmente para conseguir resultados positivos de vendas e interações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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