Marketing Digital: conheça as melhores estratégias
Publicado por Vinícius Von Dentz em MARKETING DIGITAL · Quinta 16 Jul 2020
Antes de planejar a presença digital de uma empresa, é necessário definir objetivos, ou seja, o que se espera do marketing digital. Algumas empresas tem como objetivo melhorar o relacionamento com seus clientes, aumentar o tráfego para um site, elevar as taxas de conversão e até mesmo se estabelecer como um mercado digital. Seja qual for o objetivo, existem estratégias específicas para cada um deles. Por exemplo:
Inbound Marketing
A base do Inbound Marketing é o compartilhamento e criação de um conteúdo de valor direcionado para um público alvo. O conteúdo de uma marca é a primeira coisa a atrair clientes quando tratamos do meio digital. Essa estratégia prioriza a construção de um relacionamento e fidelização de um cliente, ao contrário do marketing tradicional que “força” a venda do produto sem disponibilizar nada em troca para o cliente. Para isso, é preciso conhecer bem o público, porque tendo uma persona definida fica muito mais simples criar um conteúdo direcionado pra ela, e as chances de engajamento são ainda maiores.
Marketing de Conteúdo
Sem dúvidas essa é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas nos últimos anos. O objetivo do marketing de conteúdo é educar seus seguidores e leitores sobre um determinado produto com informações sobre a marca, serviços, mercado ou segmento de atuação. Com isso a empresa atrai um público mais qualificado, aumentando as chances de conversão, já que clientes mais informados demoram menos tempo para tomar uma decisão e fazer uma compra.
Mídias Sociais
Não é novidade nenhuma que os brasileiros são líderes em tempo gasto em mídias sociais. Só com esse fato, nem preciso explicar muito a necessidade de que as empresas também estejam inseridas nelas, né?
Com essa estratégia, fica muito mais fácil saber qual o horário em que seus seguidores estão online, quais seus interesses e perfil. Quanto mais se conhece um cliente, mais fácil é vender para ele, certo? Os links patrocinados são uma forma de tornar uma marca conhecida por meio de publicações, que aumentam o alcance e distribuem o conteúdo criado para um determinado público. Além disso, as mídias sociais são uma excelente forma de relacionamento com o cliente, o que torna uma empresa mais lembrada. Aliás, o que mais uma empresa quer senão estar na mente de seu público alvo?
E-mail Marketing
Essa é a estratégia perfeita para engajar e se relacionar com clientes. Talvez um pouco esquecida, mas muito valorizada, já que seus resultados são mensuráveis e os e-mails podem ser direcionados para o público de acordo com seus interesses e características.
Como eu disse, os resultados são mensuráveis, o que possibilita a otimização de cada e-mail marketing com a análise da campanha, evidenciando possíveis erros e os corrigindo.
Essas são, no nosso ponto de vista, as melhores estratégias de Marketing Digital atualmente. Claro que as estratégias são diferentes de acordo com o mercado de atuação de cada marca, então é sempre bom definir objetivos antes de estabelecer qualquer estratégia.