Entenda sobre as estratégias que podem te ajudar a vender melhor

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Entenda sobre as estratégias que podem te ajudar a vender melhor

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Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · Sábado 09 Jan 2021
Entenda sobre as estratégias que podem te ajudar a vender melhor

As vendas são essenciais para qualquer tipo de negócio, afinal, é por meio delas que as empresas geram lucros e estabilizam a receita. Só que, para vender bem, é necessário dominar algumas técnicas, pois é assim que boas oportunidades são geradas.

Falar bem e ser convincente deixaram de ser os únicos atributos necessários há um bom tempo, pois o foco do mercado agora são os clientes.

Portanto, quando falamos em técnicas de vendas. Precisamos entendê-las por meio de outro contexto, e não apenas maneiras de saber falar com o público.

Essas estratégias vão além da fala e tratam de outros aspectos, como psicologia, tecnologia, comportamento e até mesmo dados científicos.

Cada um desses fatores fazem parte das técnicas de vendas atuais, principalmente, por conta das mudanças no cenário de vendas.

Então, quanto mais o vendedor puder aprender, melhor. Assim, ele consegue aumentar as chances de vendas que estejam de acordo com o perfil do cliente e suas necessidades.

Neste artigo, vamos explicar o que são as técnicas de vendas e dar algumas dicas para negócios físicos e on-line. Se você tem alguma dúvida, confira.

O que são técnicas de venda?
Se você parar para pensar, vai perceber que as vendas estão em toda parte. Elas não são assunto apenas de lojas, comércio e varejo, mas também dos mais variados prestadores de serviço.

Por exemplo, uma gráfica precisa vender seus serviços de impressão digital, assim como um advogado precisa vender o seu trabalho.

Pensando por esse lado, podemos concluir que todos nós somos vendedores em algum momento, até mesmo quando vamos a uma entrevista de emprego e precisamos vender nossa imagem profissional.
As técnicas de vendas são resultados de estudos desenvolvidos com o objetivo de potencializar o poder de persuasão.

Todas elas foram estudadas e testadas antes de serem colocadas em prática. Portanto, não existem “achismos”, mas sim, meios comprovados de aumentar as oportunidades de negócio.

Contudo, o foco não é o produto ou serviço em si, mas as necessidades do cliente. Por exemplo, as grandes marcas de carro de modelos mais luxuosos não vendem apenas automóveis, mas trabalham também um sonho de consumo.

É disso que se trata uma boa técnica de vendas. Seu foco é trabalhar o subconsciente da pessoa para potencializar seus sentimentos e reações naturais.

Então, uma fabricante de toldo para loja, por exemplo, vai transmitir sensações agradáveis toda vez que alguém procurá-la. O foco é o bem-estar, a felicidade e a solução de problemas.

Por que essas técnicas são importantes?
Cada público possui seu próprio universo, sendo que é papel do vendedor conhecê-lo para divulgar aquilo que sua marca tem a oferecer.

Apesar de parecer algo muito complexo, existem muitas maneiras de fazer isso, que nada mais são do que portas de entrada para essas necessidades, ou melhor, para entendê-las.

O momento da venda, então, torna-se muito maior e vantajoso do que simplesmente entregar o produto ou serviço para o cliente.

Em outras palavras, aquela situação mecanizada em que a pessoa entra na loja, compra o que precisa e vai embora não é mais válida.

Daí a necessidade de compreender a importância do marketing de relacionamento, visto que é ele que faz o cliente se aproximar da marca e voltar sempre que precisar.

É assim que a empresa, como uma de cenografia para eventos, vai se sustentar. Isso porque ela estará fazendo mais do que vender, pois investe em técnicas que oferecem um diferencial para o cliente.

Ele terá a sensação de não ser apenas um número, mas alguém realmente importante para o sucesso daquela marca.

Para conseguir isso, é essencial conhecer bem o produto ou serviço, para apresentá-lo de maneira segura e usando uma boa linguagem. O vendedor também precisa saber se comportar, pois a linguagem corporal é importante.

Dessa forma, ele aproveita o mais importante das técnicas de vendas, que é fazer o cliente se sentir confortável para procurar a companhia sempre que sentir vontade.

Tudo isso termina num único ponto: ter a satisfação do cliente como principal objetivo. E conquistá-lo depende das técnicas que vamos mostrar a seguir.

Confira as principais dicas de técnicas de vendas
Atualmente, existem dois tipos de negócio, os físicos e os virtuais. Cada um deles pede um conjunto de técnicas diferente. Para os negócios físicos, algumas das melhores práticas são:

Negociações e objeções
Além de saber negociar, é necessário identificar as objeções antecipadamente. Tudo o que pode impedir a venda deve ter uma solução preparada.

É claro que ao precisar de serviços de contabilidade em geral, por exemplo, as pessoas têm sua liberdade de escolha, mas o vendedor também pode rebater objeções e negociá-las. Tudo deve ser feito de maneira democrática.

Ademais, para antecipar as objeções, é interessante imaginar o que leva alguém a procurar os seus produtos ou serviços, como necessidades, dúvidas e dores.

Além de investigar as necessidades dos clientes, é importante ser um bom ouvinte, pois os consumidores gostam de contar histórias e saber que você presta atenção nelas.

Escute-as com atenção e não as interrompa, mostrando interesse. Evite expressões ou posturas que demonstram cansaço, pois a linguagem corporal também é importante.

Evite olhar para o relógio ou bocejar, pois esses comportamentos podem soar ofensivos. Se você está vendendo, por exemplo, pesquisa de clima organizacional, converse com o cliente como se estivesse conversando com um amigo.

Claro, sempre de maneira cordial e respeitando o espaço da pessoa. Para ser mais claro, invista em práticas, como:

  • Ter uma boa aparência;
  • Não subestimar o cliente;
  • Utilizar linguagem simples;
  • Oferecer solução de qualidade;
  • Criar conexões emocionais;
  • Gerar conhecimento.

Tenha como foco o valor e os benefícios do produto, fazendo ligações lógicas entre eles e as necessidades do seu cliente.

Sonde o cliente
Qualquer empresa, como uma de assessoria trabalhista, precisa observar seu mercado, concorrentes e clientes.
Antes de abordá-los, saiba quais são suas dúvidas, dores e necessidades. A euforia de mostrar o quanto o produto é bom e a satisfação de outras pessoas não é o mais importante para os clientes.

A única coisa que eles querem é solucionar o problema. Então, tenha como foco esse fator, e procure sempre personalizar o seu produto ou serviço, sendo que uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecendo bem a persona do negócio.

No caso dos negócios on-line, como as lojas virtuais, existem técnicas de vendas mais apropriadas, como:

Investir em bons conteúdos
Bons conteúdos envolvem pesquisa e têm como foco sanar as dúvidas do público com boas explicações e uma linguagem acessível.

Hoje em dia, todas as marcas estão investindo nessa prática, por isso, é importante se destacar. Uma empresa de terceirização de mão de obra, por exemplo, deve trabalhar com design, conteúdo e publicidade.

Tudo isso por meio de uma abordagem diferenciada, que se destaque entre os demais. Afinal, os negócios on-line dependem exclusivamente da internet para vender, e ela está recheada de materiais de boa qualidade.
Tanto em textos, imagens ou vídeos, é importante definir o valor do produto e destacá-lo, mas sempre de forma leve.

Não se esqueça de investir em gatilhos mentais, como os sentimentos de escassez e urgência, que demonstram que a sua solução é bastante disputada.

O método usado para vender mais depende do tipo da empresa, ou seja, se ela é física ou virtual. No caso de uma empresa de gerenciamento de resíduos física, é melhor se atentar mais às técnicas tradicionais.

Por outro lado, uma plataforma e-commerce deve trabalhar boas técnicas de venda on-line, como a produção de conteúdo que mencionamos acima.

Agora, se o seu negócio atua nas duas modalidades, é essencial encontrar um meio termo para sua abordagem de vendas.

Para definir, de fato, qual das dezenas de técnicas escolher para sua empresa, vale observar as reais necessidades de conhecimentos específicos dos profissionais envolvidos.

No caso das vendas tradicionais, os vendedores precisam receber treinamentos acerca de seu segmento e das soluções ofertadas.

Por outro lado, para vender pela internet, o foco é sempre uma boa comunicação. Isso porque ele não pode contar com a demonstração física do produto para o cliente.

Conclusão
Vender não é tarefa fácil, principalmente em um mercado abarrotado e muito concorrido para os mais variados setores.

A solução não está em empurrar o produto ou serviço para o cliente a todo custo, mas provar para ele que o seu objetivo é solucionar os seus problemas.

Ao aplicar boas técnicas de venda, conquistar a confiança do cliente se torna uma tarefa muito mais fácil, sendo que as vendas são uma consequência natural de seu trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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