Como produzir conteúdos para seus clientes?
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · Quinta 11 Fev 2021
Produzir conteúdo é, sem dúvida, uma das atividades mais importantes atualmente dentro de empresas de diferentes áreas, impulsionando um mercado profissional e uma rede de marcas que trabalham disponibilizando melhores condições de serviços para seus clientes.
O conteúdo se caracteriza por uma produção em âmbito digital, que pode ser encontrada em canais e lugares onde a empresa faz contato com o consumidor, como:
- Redes sociais;
- Blogs;
- E-mail marketing;
- Podcast;
- Entre outros.
Dentro desses lugares, o profissional que trabalha com produção de conteúdo tem como objetivo melhorar a relação entre a empresa contratante e o público, tendo como principal foco a criação de novas oportunidades de engajamento nas redes.
Por exemplo, uma empresa de digitalização de documentos passa a produzir conteúdos sobre o dia a dia de cada um dos funcionários que trabalha na linha de frente dos atendimentos, divulgando como todo o processo ocorre, para a curiosidade do público.
Dependendo de onde foi divulgado, como foi produzido e como foi abordado o conteúdo, essa produção pode se tornar popular na plataforma onde está presente, atraindo não apenas os seguidores ou leitores, mas também outras pessoas de fora.
Além disso, a produção de conteúdo é uma forma como empresas podem passar a trabalhar a imagem que elas têm para com seus clientes, já que muitas delas funcionam em formato físico, e quase não possuem chances de incorporar experiências presenciais.
Esse é o caso de uma empresa de comunicação interna que produz um conteúdo em um blog sobre pesquisa de clima organizacional, dando a chance para que pessoas entendam melhor de que forma aquele negócio trabalha.
A produção de conteúdos para a internet vem sendo a porta de entrada de empresas para altos voos corporativos, já que essa é a chance de muitas marcas mostrarem quais seus principais pontos positivos, uma das inúmeras vantagens dessa estratégia digital.
Conheça as vantagens dessa produção
Produzir conteúdo na internet não é uma atividade fácil, já que exige estratégia de equipes responsáveis por entender as demandas da empresa, e criatividade e técnica daqueles profissionais responsáveis por executar essas tarefas.
Por exemplo, empresas de auditoria que desejam produzir um podcast sobre algumas das principais dúvidas de clientes, devem repassar para os profissionais da área exatamente o que querem em relação às reações esperadas pelo público.
A partir dessa compreensão, por parte dos produtores, passa a ser produzida uma estratégia de conteúdo, que resultará na entrega daquilo que o cliente deseja, auxiliando-o a conquistar as vantagens trazidas por essa interação.
E um dos principais, e talvez primeiro, benefícios da produção de conteúdo é a construção da relação entre cliente e empresa, algo que por muito tempo foi feito de forma física, ainda que dentro de outras particularidades.
No ambiente virtual as relações acabam sendo similares ou até superiores às presenciais, já que a qualquer momento consumidores podem entrar em contato com a empresa, comentar suas postagens, enviar mensagens e até mesmo reclamar sobre algo.
Com a concretização de um relacionamento eficaz, a vantagem trazida para a empresa está relacionada diretamente ao seu crescimento, seja por uma melhoria financeira, causada pela ampla procura pela marca, ou pela autoridade criada na web.
Uma empresa de terceirização de serviços, por exemplo, ao criar conteúdos interessantes sobre recrutamento, acabará sendo requisitada por uma grande empresa de eventos, algo que faz com que esse negócio se torne valorizado no mercado.
Essa valorização, aliada então à maior procura de clientes, é uma das principais formas de medir o crescimento de uma empresa, que se torna ainda mais engajada dentro e fora das redes, alcançando seus maiores objetivos e encontrando novas oportunidades.
Entenda como começar a produzir
A produção de conteúdo traz uma série de vantagens para empresas em todos os cantos do mundo.
No entanto, esse resultado só é capaz de ser visualizado caso algumas indicações sejam seguidas com o maior foco possível. Conheça tudo o que você deve fazer:
1. Conheça o público
Em primeiro lugar, é preciso entender que o conhecimento do público e da própria empresa na qual se está trabalhando é algo fundamental para produzir um conteúdo, e está enganado quem acredita que os usuários na internet não sabem entender isso.
Uma empresa que se conecta bem com seu público por meio de conteúdos, faz isso porque os conhece. Por isso, antes de começar a trabalhar nas produções para a internet, tenha em mente informações e dados importantes para que você possa se guiar.
Por exemplo, uma empresa que foca na produção de Impressão De Banner, provavelmente, terá como público principal negócios relacionados à comunicação visual, ou seja, um nicho que se relaciona diretamente com o produto.
Logo, se os conteúdos criados comunicarem algo que não interesse essas pessoas que trabalham dentro dessa área, possivelmente seu negócio poderá não ser atingido com a quantidade de benefícios existentes com a produção de conteúdo.
2. Identifique suas necessidades
Quais as necessidades da sua empresa? Fazer com que os clientes comprem um produto novo? Que participem mais das postagens com comentários e curtidas? Que tratam da empresa como referência de mercado dentro da sociedade?
Existem infinitas possibilidades de necessidades, sendo cada uma envolvida no que a empresa em questão deseja. Por isso, durante a produção de conteúdo é preciso ter em mente para quem aquele material será destinado e qual o impacto dele.
Por exemplo, se uma empresa de sinalização de segurança tem como objetivo chamar mais pessoas para um novo curso de brigada de incêndio que está aberto, é preciso que todos os artifícios verbais, visuais e emocionais do conteúdo foquem nisso.
Caso contrário, a empresa poderá, ou produzir algo que incite um público à uma ação totalmente diferente da desejada, como apenas curtidas e compartilhamentos, ou, até mesmo, faça um conteúdo que não seja visto ou acessado.
3. Entenda sua linguagem
Para produzir um conteúdo de qualidade, é preciso se atentar à linguagem que será utilizada, algo que se relaciona diretamente ao entendimento de público e mensagem que será transmitida, o que deve ser alvo de bastante cuidado.
É a partir desta linguagem que uma relação entre o consumidor pode florescer, mas também é a partir dela que tudo dentro do planejamento pode dar errado. Um exemplo disso é comunicar de uma maneira diferente daquela que o público deseja.
Esse é o caso de empresas como uma gráfica tradicional de digitalização de documentos, vamos supor que ela esteja localizada em um bairro antigo de uma cidade e que grande parte de seus clientes são idosos moradores da localidade.
Nesse caso, não seria nada interessante fazer uma postagem, ainda que no canal certo de relacionamento, utilizando linguagens mais jovial, além da incorporação de memes e outros símbolos da cultura pop contemporânea, como artistas de música vindos da internet.
Além de criar uma confusão, é possível que os clientes se sintam desconfortáveis com o tipo de comunicação feita, induzindo um perigo evidente de abandono do negócio.
4. Procure os melhores canais
Ainda que existam redes sociais mais populares em um sentido mundial, é sempre interessante procurar estudar em qual canal o público daquele negócio mais gosta de se relacionar, espaço que pode ser até mesmo fora do ambiente virtual.
Para isso, além de recorrer a estudos relacionados ao consumidor e suas vontades, uma boa ideia é fazer pesquisas ou verificar dados que a empresa tenha sobre as principais ferramentas utilizadas pelos clientes para conversar com o negócio.
Por exemplo, uma loja de rótulos adesivos pode ter como principal canal de comunicação o blog da empresa, lugar onde grande parte do público interage e gosta de se relacionar.
Isso já difere de uma página de notícias de famosos, que tem como base o Instagram, local onde grande parte das pessoas conhecem e acompanham suas atualizações.
5. Crie conteúdos ricos
Invista sempre em conteúdos que tenham relevância, como apresentação de dados, uso de falas e informações concedidas por referências da área ou estudos de empresas confiáveis, além de pautas que quase não são encontradas em outros lugares.
Os consumidores que acompanham um negócio em seu conteúdo saberão diferenciar algo que é feito de forma bem produzida, daquela postagem que aparece para cobrir um agendamento em uma rede, como datas comemorativas que poucas pessoas conhecem.
Por fim, e na dúvida, invista em profissionais qualificados
Até aqui você entendeu que produzir um conteúdo pode não ser fácil, mas também não é uma tarefa impossível de ser executada dentro de uma empresa.
Porém, se for necessário colocar ainda mais força dentro da produção, além de maior exatidão de resultados, opte sempre por contratar profissionais qualificados, que estarão prontos para levar o seu negócio ao lugar esperado!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.