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Entenda como criar seu blog

LUGAN SOLUÇÕES WEB
Publicado por guiadeinvestimento.com.br em DICAS · 14 Fevereiro 2021
Entenda como criar seu blog

Apesar do marketing de conteúdo ser considerado extremamente vantajoso para a divulgação das empresas na internet, muitas pessoas acreditam que ter um blog é algo obsoleto. No entanto, ao contrário disso, a plataforma pode render ótimos resultados.

Ainda que você não tenha conhecimento em programação ou web design, hoje em dia é possível criar uma página rapidamente e com o mínimo de investimento. Inclusive, existem plataformas específicas para blogs, com layouts prontos e fáceis de configurar.

Dessa forma, a sua empresa pode compartilhar diferentes tipos de artigos e conquistar um público cada vez maior. Como consequência, tem-se um crescimento nos leads (potenciais clientes), reconhecimento da marca e, até mesmo, aumento das vendas.

No artigo de hoje, entenda como criar seu blog e conheça algumas dicas para ter uma página eficiente. Acompanhe a leitura!

1 - Escolha um domínio e hospedagem
O domínio nada mais é que uma sequência de caracteres que identifica o seu site. Dentro dele, temos alguns endereços, que nos levam às seções específicas do blog, como um artigo, um vídeo ou uma página de contato.

Sendo assim, o primeiro passo para criar seu blog é escolher qual domínio adequado. Em geral, recomenda-se manter o nome da empresa, para criar uma identificação mais fácil pelo público e contribuir com o brand awareness.

Além disso, outras recomendações sobre a escolha do domínio são:

  • Não usar palavras confusas e complexas;
  • Buscar a combinação de termos reconhecíveis;
  • Usar nomes que estejam ligados ao seu negócio;
  • Lembrar que o domínio deve ter relação com o título.

O domínio está vinculado a um site de hospedagem. Isso significa que, antes mesmo de criar o seu blog, é necessário escolher uma plataforma que aceite a sua página.

De forma resumida, a hospedagem nada mais é que um servidor de armazenamento de dados. Ela entrega uma interface amigável e simples de usar, para que você não tenha que se preocupar com as configurações de programação.

Ademais, a hospedagem também conta com especialistas de desenvolvimento de software, para garantir a segurança do seu blog, capacidade de tráfego, entre outros serviços importantes.

Para usufruir desse sistema, é necessário pagar uma taxa. O valor varia de acordo com a hospedagem e o plano escolhido.

Recomendamos que você escolha uma hospedagem que tenha sites bem vistos pelo Google. Afinal de contas, a intenção do blog é ser bem visto pelo público e ser encontrado dentro dos mecanismos de busca.

2 - Instale plugins no seu blog
Após escolher a hospedagem e o domínio, é o momento de personalizar o blog. Isso pode ser feito com a instalação de plugins, que são pequenos programas que adicionam funcionalidades na página.

Por exemplo, uma empresa especializada na confecção de uniformes pode instalar plugins de redirecionamento para o e-commerce. Mas há muitos tipos de funções, como controle de comentários, otimização do SEO (Search Engine Optimization), entre outros.

É interessante escolher extensões que possam agregar à experiência do usuário, pois isso faz toda a diferença para o reconhecimento e expansão da sua marca.

3 - Personalize o design
Hoje em dia, grande parte das plataformas para criação de blogs conta com layouts pré-programados e fáceis de alterar, justamente para facilitar o trabalho dos criadores, até mesmo para quem não tem conhecimento em web design.

Com isso, todo o tipo de negócio pode criar o seu blog, desde empresas de auditoria até profissionais autônomos.

No entanto, é fundamental escolher um layout que combine com a sua marca, mantendo a mesma padronização de cores, tipografias e formas, de acordo com a identidade visual.

Dessa forma, o público consegue se conectar mais facilmente com o seu negócio e, além disso, o seu blog passa a ser visto como algo profissional, livre do amadorismo.

Essas características contribuem positivamente para a consciência da marca, expandindo as vendas e a visibilidade da sua empresa.

4 - Foque na produção de conteúdo relevante
O blog é, antes de tudo, uma página voltada ao marketing de conteúdo. Por meio dele, é possível compartilhar artigos, e-books, vídeos informativos, entre outros materiais que contribuem para o melhor entendimento da sua empresa.

Além do mais, os blogs servem para otimizar o seu site de acordo com as regras do SEO, fazendo com que a sua empresa ganhe destaque entre os primeiros resultados do Google. Desse modo, o tráfego orgânico aumenta, bem como as chances de conversão.

Para alcançar esses resultados, é fundamental investir na produção de conteúdo relevante. Assim, ao falar de um sistema de segurança eletrônica, por exemplo, traga informações valiosas ao público e informações originais.

Vale ressaltar a importância da criação de conteúdo próprio, não plagiado ou duplicado, pois essa prática é mal vista na internet e pelos seus seguidores.

A produção de conteúdo deve ser constante. Por esse motivo, recomenda-se adotar um calendário editorial, para que o seu blog se mantenha constantemente atualizado.

Algumas dicas de SEO que você pode usar na criação do seu conteúdo são:

  • Use palavras-chave em destaque no material;
  • Crie textos escaneáveis, que permitam a leitura dinâmica;
  • Adote uma linguagem coerente com a do seu público;
  • Compartilhe informações e dados verídicos;
  • Elabore títulos criativos e chamativos;
  • Coloque linkagem interna para outros sites (link building).

O SEO não se limita a criação de conteúdo. Assim, durante a criação do seu blog, tenha atenção a alguns elementos, como a navegabilidade da página em dispositivos móveis, o tempo de carregamento do site e o tamanho das imagens que aparecem em tela.

O mais importante é oferecer uma ótima experiência aos leitores. Dessa forma, os usuários terão mais confiança no seu negócio.

5 - Coloque anúncios no seu blog
Além de colaborar com o SEO, os blogs são excelentes canais para divulgação de anúncios. Dessa maneira, a sua empresa pode ajudar na divulgação de empreendimentos parceiros, com a oportunidade de lucrar com as propagandas.

Isso vale também para os produtos de conteúdo digital. Através das suas páginas, eles podem divulgar um banner promocional e ganhar uma renda extra na internet, seja pelo número de cliques ou visualizações.

Para iniciar a divulgação de propagandas, indicamos o cadastro no Google AdSense. Assim, o próprio Google irá analisar o seu blog e recomendar os melhores anunciantes, conforme suas preferências e especificações.

O cadastro no AdSense é bastante simples e rápido. Depois da aprovação da sua conta, basta escolher o tipo de anúncio que você deseja, levando em conta os designs programados do Google, como banners de texto, gráficos, rich media, etc.

Inclusive, há anúncios parecidos com wind banner. Assim, você pode criar uma propaganda diferenciada, que chamará a atenção de mais pessoas.

Para instalar esses conteúdos no seu blog, é necessário verificar como o seu site de hospedagem trabalha, já que cada um deles tem a sua especificação quanto à inserção de anúncios. Em alguns casos, é possível encontrar um plugin para o AdSense.

6 - Mantenha o seu blog atualizado
Depois de criar conteúdos e iniciar a divulgação de anúncios no seu blog, é preciso ter um cronograma editorial de postagens para manter a sua página atualizada. Aliás, é interessante ir além da publicação de conteúdo, mas também acompanhar as novas tendências.

Por exemplo, se antigamente a navegação em dispositivos móveis era algo praticamente inimaginável, hoje em dia dá para fazer praticamente tudo com o seu smartphone, até mesmo configurar aplicativos para impressão digital.

Por essa razão, quem tinha um blog antes da evolução dos celulares precisou se atualizar, adaptando a sua plataforma para mobile friendly ou responsiva (adaptável para diferentes tamanhos de telas).

Uma dica é acompanhar as principais atualizações do Google, pois além de melhorar a sua classificação no buscador, é uma forma de verificar quais são os comportamentos dos usuários e as tendências do futuro.

É como se fosse uma espécie de certificação de produtos para o ambiente digital. Afinal de contas, quando o seu blog é atualizado e adaptado para as novas tecnologias, as pessoas passam a ter mais confiança na sua empresa.

Isso reflete positivamente no seu negócio, com aumento do número de visitantes, maior conversão de leads, expansão da marca e, é claro, grande potencial para vendas.

Caso você tenha um empreendimento digital, esses resultados são fundamentais para o sucesso do seu negócio!

Conclusão

Os blogs ainda são os principais canais para aplicação das técnicas de SEO e do marketing de conteúdo. Por meio deles, é possível compartilhar uma infinidade de informações, além de manter o seu público atualizado sobre seus produtos, serviços e novidades.

Por esse motivo, quem acha que os blogs já ficaram para trás está muito enganado(a). Até hoje, eles aparecem como excelentes ferramentas no marketing digital, com ótimos resultados para as empresas e e-commerces de todos os segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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